Escrita Mensal #3: Tudo aquilo que me inspira hoje


Oi, amigos, como estão? Espero que estejam bem =)

Antes de tudo, sim, eu dei um tempo nas redes sociais, pq na verdade era uma coisa que eu tava precisando muito. Eu tava me sentindo intoxicada de tanta informação que chegava todos os dias, e acabei ficando desanimada com projetos e tal. Além disso, vou ficar sem celular por tempo indeterminado pq Sir Victor resolveu que ia me deixar na mão, mesmo, então nada de Instagram por ora. Mas vou falar mais sobre isso no próximo post, pq hoje é dia de Escrita Mensal \0/

Pra quem não viu os outros dois, segue os links com A História do meu Blog e O que eu Aprendi com a Blogosfera, e pra quem ainda não tá entendendo nada apesar de já ser março, o Escrita Mensal foi idealizado pela Jaque do blog 4sphyxi4 lá no grupo Universo Alternativo no Facebook, e o tema desse mês é um dos que eu tava mais ansiosa pra fazer, pq acredito que não tem coisa mais animadora do que falar daquilo que nos inspira.

Eu poderia fazer uma lista quilométrica sobre meus motivos de inspiração, mas como eu quero que vcs terminem de ler antes de cair em cima do teclado, vou me concentrar nas minhas paixões em sentido artístico (que na verdade é o que faço desde o começo desse blog, então não tem novidade nenhuma nisso), desde as leituras recentes até música e ambientação, então Allons-Y!


A chegada do outono

Quem me segue no Twitter ou entrou no blog nos últimos tempos deve ter notado o quanto eu fiz questão deixar tudo preparado pra chegada dessa que é uma das estações mais lindas do ano. Essa época em que o horário de verão finalmente acaba, os ventos começam a mudar, as sombras se alongam e dias e noites passam a ter a mesma duração é uma fonte de inspiração inesgotável pra mim, pq o outono é a estação de transição pra minha época preferida, que é o inverno. A movimentação do ar e as energias ficam meio paradas no verão, pelo menos pra mim, mas quando o outono chega, já percebo as mudanças no ambiente, mesmo elas sendo menos evidentes no hemisfério sul, pq não se trata só de mudança física, sabe? É pq, segundo tava conversando com a minha amiga, eu vejo o ano como se fosse um único dia, sendo os primeiros meses (verão) a parte da manhã, a metade (o outono e o inverno) a tarde e o final (a primavera e o recomeço do verão), a noite. A parte mais produtiva do meu dia é a tarde, especialmente quando vai se aproximando das quatro, cinco horas, e esse horário nas estações mais frias é simplesmente mágico.


Outra coisa que me faz amar o outono é que é o período em que eu me sinto mais próxima da minha própria pessoa, mais livre pra ser eu. Me sinto mais ligada às histórias dos livros, a trabalhos manuais como tricô (que já tô morrendo de saudade de fazer), à produção artística (em especial escrita e desenho) e àquelas coisas simples como um suéter fofinho, o cheiro do café às cinco e uma xícara de chá da tarde.

[Se alguém conhece o criador desse GIF, falem por favor]

Love, da Lana Del Rey

Acho que quase todo mundo que dá as caras por aqui compartilha desse amor, certo? Mesmo que não, eu não tinha como não falar do quanto a nova música da Lana impregnou todo meu processo de observação e criação, primeiro pq é a Lana, claro, segundo pq ela disse que o disco novo seria dedicado aos fãs e Love é só uma amostra desse presente. As crianças entre música vintage e satélites, parte do passado mas constituindo o futuro. Quanta fofura.

Outras razões incluem a paleta de cores e a ambientação do videoclipe, além daquele cartaz maravilhoso que parecia saído da cabeça de algum diretor apaixonado por scifi dos anos 70 e 80 (acho que falei isso pra todo mundo com quem conversei sobre a música, e agora vou falar pra vcs também u.u). Aquela mistura de poesia e romance clássico com futurismo, carregada de melancolia como um típico trabalho da Lana. 

Ah, chega de falar. Só vejam o clipe.





Um projeto latino chamado Communión

Mas nem só de Lana vivem as minhas playlists, por isso aqui vem a maior surpresa musical que tive nos últimos tempos: o projeto Communión, idealizado pelo músico mexicano Diego Suárez juntamente com a cantora Alexa Hakim e do qual falei um pouco nesse post aqui. A surpresa consiste justamente no fato de eu não ser a maior fã de música em língua espanhola que vc respeita, e acho que depois de conhecer o Communión ainda há salvação pra mim. Oremos.

O disco Soltando Fantasmas é um daqueles trabalhos que vc acha por acaso, baixa e jura que vai ouvir, mas acaba enrolando semanas até botar pra tocar, e aí quando ouve fica tipo "Pq eu demorei tanto pra ouvir isso?!". Seguindo essa vibe de canções azuladas e que remetem a algum tema universal e introspectivo, foi amor à primeira vista ouvida. As músicas falam sobre temas emocionais e relacionamentos interpessoais sem se restringir a assuntos românticos, e são cantadas com uma doçura que beira a inocência, acompanhada de um som indie divertido que combina com um passeio de carro ou com uma tarde em casa sem companhia humana, e que não tem nada, mas absolutamente nada, que consista em qualquer estereótipo da música latina que vc possa imaginar.

A música Universo é a primeira do disco e é a minha preferida, principalmente pq parece ter sido feita pra algum programa educativo dos anos 80 que todo mundo ama (releva pq eu sou a louca das comparações) e a letra (que vcs podem ver aqui) É precisamente a história de Doctor Who contada pelos olhos de uma companion, só que em espanhol.

EU JURO QUE É.




Florestas

Isso também é consequência da chegada do outono. Florestas são lugares onde tudo se esconde e tudo se encontra. São o símbolo perfeito para a introspecção e a completa união com a natureza. A experiência de andar entre árvores e ver a luz do sol numa manhã (ou tarde) fria atravessando as folhas é a uma experiência tão impossível de explicar em detalhes que não vou me prolongar nisso, mas o que posso dizer sobre o que sinto é: eu respiro paz e contentamento interior, penso "Obrigado por isso, Deus" e me desligo do mundo que não interessa pra me conectar com aquele que interessa.

E se interessar, o último post do 5 h e a r t s abordou uma temática parecida.



E ainda nessa vibe de florestas e lugares fantásticos, LOTR

Sim, eu sou daquelas que vão pra outro mundo quando escutam May It Be da Enya, gritam VOLTE PARA A SOMBRA  e YOU SHALL NOT PASS pros engraçadinho e que concorda que em hipótese alguma se deve dispensar um amigo chamado Sam. No post passado, falei do andamento das minhas leituras e da maratona dos filmes, e agora adianto que depois de avançar mais na fanfic que comecei há uns dias (não sei se vai pro Wattpad, mas se for eu aviso) vou começar a leitura de Os Filhos de Húrin, pq no Silmarillion dá pra ver que a história deles é trágica e é uma das minhas favoritas. Mas sobre a fic: se passa alguns anos antes dos acontecimentos narrados em O Hobbit, com uma história paralela que remete ao tempo em que Dol Guldur, no sul da Floresta das Trevas, era habitada por Sauron mas que ninguém sabia disso ainda.


E esse é o post #3 do Escrita Mensal! Espero que tenham gostado e que voltem nele sempre que quiserem se sentir inspirados! Agora me contem o que tem inspirado vcs nos últimos tempos e se a sua lista inclui algum dos itens mencionados aqui ;)

P. S.: Conforme odo mundo for postando os seus (supondo que não sou a atrasada que postou último), vou colocando os links aqui ^^

Um beijo e até o próximo post! =)


Fonte das imagens: We Heart It

Comentários

  1. Rachei de rir aqui com o "shall not pass" UHAUHAUHA! <3 Também acho inspirador florestas e outono! Ultimamente tenho ouvido bastante Lolita da Lana! Hauhauha! Beijão Deb! <3

    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ainda tem o Corra, seus tolos! kkkkkkkkk Tio Gandalf e suas amostras de sabedoria XD Acho que não tem nada que se compare a uma floresta! Imagina viver perto de uma? E o outono é uma estação tão única! Agora que tu falou em Lolita vou ficar com a música na cabeça hahahaha
      Um beijo!

      Excluir
  2. A natureza é amor! Florestas me deixam em êxtase e com a chagada do outro, o clima seco e as folhas mudando de cor... é maravilhoso!

    Bjos :* ♥

    https://ladydarks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim, as florestas são o ápice da criação, e quando chega o outono então, elasse mostram em todo o seu poder e beleza!
      Um beijo!

      Excluir
  3. Outono é a melhor estação do ano, desde pequena é minha estação favorita. Amo Senhor dos Anéis, mas só li a trilogia por enquanto. Conhece Blind Guardian? É uma banda de power metal medieval que a maioria das músicas é sobre a Terra Média, inclusive há um álbum inteiro sobre o Silmarillion.

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq uma estação é uma estação, né? *-* Só acabei de ler o terceiro livro da saga esses dias, mas era mais pq fiquei enrolando com medo de ler sobre a partida dos elfos e do povo todo, sabe? mó dor no coração hahahaha Cara, só conhecia o Blind Guardian por nome, mas depois de saber disso vou caçar as musicas pra ontem! Muito obg pela dica, Tary!
      Um beijo!

      Excluir
  4. Oi Deborah!!!!
    Eu conheci seu blog AGORA haha Vamos por partes: eu também amo outono <3 detesto verão e concordo com você em relação às energias dessa estação (me sinto tão improdutiva e preguiçosa no calor). A brisa do outono é tão agradável! Gosto desse clima nem tão quente-nem tão frio.
    Eu fiquei apaixonada pela Love <3 Não se pode esperar menos da Lana, não? O clipe é lindo, tem uma fotografia tão agradável e nostalgica! Estou muito curiosa para o lançamento do álbum...o que será que ela está preparando pra nós? humm
    Eu achei a canção do Communión uma gracinha <3 Não conheço muitas músicas em espanhol, foi bom descobrir essa. Eeeee eu amo florestas também! São tão mágicas e encantadoras! Uma pena que aqui onde moro não tenham lugares assim...mas quando eu visito minha avó (ela mora perto de uma), gosto de explorar e respirar aquele ar puro e agradável <3
    Olha, eu gostei bastante do teu blog...tão caprichoso! Sua escrita é bastante agradável, viu?! Vou acompanhar tuas postagens a partir de agora!
    Um grande beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Primeiro de tudo, muito obg pela visita! Fico muito contente em saber que vc se sentiu bem visitando o blog ^^
      O verão realmente me deixa preguiçosa e estressada, então quando chega o outono eu sinto que posso colocar em dia tudo o que achava impossível fazer no calor, é louco! Essa música da Lana já é uma das minhas preferidas de todos os tempos, e a Lana é a segunda cantora que consegue me impressionar dessa maneira em tão pouco tempo (a primeira foi a Amy Lee). Músicas em espanhol também não são meu forte, mas as do Communión são tão fofas e bem feitas que não tive como não me apaixonar! *-* E sim, florestas são puro encanto! Que invejinha de tu, que pra ver uma é só ir pra casa da vó hahahaha
      Mas então, o blog vai ficar em hiatus até o próximo mês, e no post mais recente expliquei as razões, mas ele vai ficar no ar e vc pode voltar sempre que quiser pra ver os posts mais antigos!
      Um beijo!

      Excluir
  5. Eu não sou muito chegada nas música da Lana, mas como tu falou que o clipe dessa música estava bem sci-fi eu tive que assisti e puts! AMEI demais. Se virasse um filme seria o tipo que filme que eu assistiria e amaria, como amei o clipe. :)


    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, ficou bem o tipo de filme que eu veria também, e por esse motivo esse vídeo tá muito diferente dos outros clipes dela! Agora tô no aguardo pra saber como vai ser o disco novo, pq Love tem uma luz um pouco distinta dos outros singles!
      Um beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Essa é a box de comentários do A L L M I N E !

Allons-Y pra quem tem algo legal pra falar e não quer saber de disqus ou verificação de palavras! A box é do próprio Blogger, mas tá liberada pra todo mundo! Também, quem leu com atenção e tem alguma ressalva, elogio, experiência bacana pra contar e qualquer outra coisa que acrescente ao assunto do post ou tem alguma dúvida sobre o que foi falado, pois eu modero e respondo todos os comentários. Pra saber quando seu comentário foi aprovado, marque a opção “Notifique-me”!

Agora, Bye Bye Beautiful pra vc que só aparece pra jogar link e sair correndo, vem spamar, sai por aí carimbando “Amei!” e “Adorei!” mas não diz nada que acrescente ao post, é a (o) louca (o) do “Segui, segue de volta?” ou é troll e vem aqui ofender, vomitar preconceitos e perturbar os outros leitores com suas artes malignas. Volte para a sombra!

Leram essa semana